Bajaj amplia capacidade produtiva no Brasil para atender à crescente demanda
A Bajaj do Brasil, marca que mais cresce no mercado nacional, anuncia a ampliação da sua capacidade produtiva no Polo Industrial de Manaus (AM). A medida integra a estratégia global da companhia para atender ao rápido crescimento da demanda por seus modelos no País e será viabilizada por meio de parcerias estratégicas nos processos de solda e pintura de chassis.
A soldagem dos chassis ficará sob responsabilidade da Bendsteel, com tecnologia fornecida pela Bajaj. A empresa faz parte de um grupo que iniciou suas atividades em 1986 e está presente na Zona Franca de Manaus desde 2009. Reconhecida pelo fornecimento de componentes para grandes fabricantes do setor, a Bendsteel da Amazônia possui certificação ISO 9001 desde 2015 e ampla experiência na produção de peças estampadas e conjuntos soldados. Para atender a Bajaj, contará com um espaço amplo e estruturado, equipado com tecnologia robótica de última geração importada da Índia, para fabricação dos chassis das motocicletas da marca.
Já a etapa de pintura dos chassis será conduzida pela Galvasistem, fundada em abril de 2008. Especializada em galvanoplastia e KTL (pintura por deposição eletrolítica, método que fornece a melhor proteção anticorrosão, além de ser o mais ambientalmente responsável), a empresa é a única do segmento instalada em Manaus (AM) com essa tecnologia disponível. Também certificada pela ISO 9001 desde 2011, a Galvasistem mantém processos dedicados à produção da Bajaj e está equipada com laboratório próprio para análises químicas, além de instrumentos para testes de corrosão e camada, garantindo qualidade e durabilidade ao processo.
Inaugurada em junho de 2024, a fábrica brasileira da gigante indiana foi projetada inicialmente para produzir 20 mil motocicletas por ano. No primeiro ano, foram produzidas 9.004 unidades. Já entre janeiro e agosto de 2025, a produção atingiu 19.545 unidades, consolidando o rápido avanço da operação.
Até a inauguração da planta, a Bajaj já havia investido cerca de US$ 12 milhões no Brasil. Recentemente, a matriz indiana aprovou um aporte adicional de US$ 10 milhões para viabilizar a expansão. Com os novos investimentos e parcerias, a fábrica passa a ter capacidade para produzir 200 motocicletas por dia, aumentando sua capacidade para até 48 mil por ano. O avanço permitirá à Bajaj acelerar ainda mais as entregas e seguir ampliando sua rede de concessionárias em todas as regiões do País.
Na fábrica de Manaus são realizados processos como preparação de kits, montagem de motores e motocicletas, controle de qualidade, embalagem e expedição. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 200 colaboradores.
“Nosso crescimento no Brasil tem superado todas as expectativas. Em pouco tempo, conquistamos a confiança dos motociclistas brasileiros, que encontram em nossos produtos qualidade, design, tecnologia e ótimo custo-benefício. A expansão da capacidade produtiva reforça nosso compromisso de longo prazo com o mercado e com o desenvolvimento do setor no País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Link para download de vídeos da fábrica: clique aqui.
Sobre a Bajaj do Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, foi inaugurada com capacidade produtiva para 20 mil motos e recebeu aporte adicional em 2025 para expandir a estrutura e passar a produzir até 48 mil motocicletas por ano. Na unidade atuam mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.
A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, os 5 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Pulsar N150, a Dominar NS160, a Dominar NS200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.
Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas 32.718 motocicletas da marca.
Em 2024, a marca triplicou a sua rede de concessionárias (em comparação com 2023) e seguirá em ritmo de expansão em 2025. Hoje são 50 endereços, localizados em Campinas (SP), com duas lojas; Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Osasco (SP); Piracicaba (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); Santos (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 6 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Juiz de Fora (MG); Rio de Janeiro (RJ); São João de Meriti (RJ); Serra (ES); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Dourados (MS); Goiânia (GO); Taguatinga (DF); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Joinville (SC); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Macapá (AP); Manaus (AM); Marabá (PA); Aracaju (SE); Arapiraca (AL); Caruaru (PE); Feira de Santana (BA); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Mossoró (RN); Natal (RN); Parnaíba (PI); Petrolina (PE); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA) e Teresina (PI).
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.