Bajaj do Brasil realiza expedição em um dos roteiros mais emblemáticos do país
A Bajaj do Brasil reuniu seis jornalistas e influenciadores para mais uma edição do Dominar Riders Explorer, ação integrante do programa de experiências da marca voltado ao estímulo do mototurismo em destinos emblemáticos do País. Batizada de Dominar Riders Explorer – Velho Chico 2025, esta edição percorre, durante 13 dias, um dos roteiros mais simbólicos do Brasil, explorando a grandiosidade, a cultura e a força do Rio São Francisco.
A edição anterior ligou Manaus (AM) a São Paulo (SP) pela Transamazônica, um dos trajetos mais desafiadores do território nacional.
Pilotando a Bajaj Dominar 400, os participantes desta edição — Rafael Miotto (@miottaum), Rafael Togni (@rafaeltogni), Rodolfo Martins (@rodolfinhodaz), Sany Max (@sanymax), Ricardo Fox (@ricardofox69) e Mariana Bubulla (@mabubulla_) — percorrem quase três mil quilômetros entre serras, cânions, cidades históricas e sertões até chegar à foz do “Velho Chico”, no litoral alagoano.
A experiência foi planejada para proporcionar uma imersão no Brasil autêntico, combinando turismo, aventura, história e intensa pilotagem por um dos percursos mais ricos e impactantes do País.
A Dominar 400 foi escolhida como protagonista da jornada por sua versatilidade e robustez, características ideais para um percurso que envolve asfalto, serras, estradas rurais, trilhas leves e longos deslocamentos.
“Nosso objetivo é entregar experiências marcantes para quem escolhe a Dominar para explorar o Brasil. O Velho Chico é um roteiro poderoso, que conecta emoção, natureza e cultura. Estamos felizes em levar esse grupo por um dos cenários mais autênticos do País e esperamos inspirar nossos clientes a desbravarem o Brasil pilotando as motocicletas Bajaj”, afirma Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj Brasil.
Uma jornada épica pelo coração do Brasil
O roteiro teve início em São Paulo, no dia 15 de novembro, e atravessa Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, acompanhando trechos emblemáticos do Rio São Francisco. A expedição visita desde a nascente do Velho Chico, na Serra da Canastra (MG), até o seu encontro com o mar em Piaçabuçu (AL).
Mais do que um ride de aventura, o Dominar Riders Explorer – Velho Chico 2025 é uma celebração do rio que molda a vida de milhões de brasileiros. Ao percorrer suas margens, o grupo vivencia tradições, sabores e histórias, transformando a viagem em uma verdadeira imersão cultural.
Entre os destaques do roteiro estão:
- MG – Lago e Cânions de Furnas
- MG – Nascente do Rio São Francisco e trilhas no Parque Nacional da Serra da Canastra
- MG – Vapor Benjamim Guimarães, em Pirapora — último vapor gaiola em atividade no Brasil
- MG – Barra do Guaicuí, onde uma gigantesca gameleira envolve ruínas de uma antiga igreja
- BA – Santuário de Bom Jesus da Lapa, construído dentro de cavernas
- BA – Chapada Diamantina, com visita à Fazenda Pratinha e pôr do sol no Morro do Pai Inácio
- BA – Travessias e represas do Velho Chico, incluindo Sobradinho
- AL/SE – Cânions do Xingó
- AL – Dunas de Piaçabuçu e foz do Rio São Francisco
- AL/SE – Cidade histórica de Penedo e vilarejos ribeirinhos do Baixo São Francisco
Durante todo o tour, os participantes contam com a estrutura do time da BRX – Bajaj Riding Experience, responsável por operar as atividades do programa Dominar Rides.
Resumo do roteiro
Dias 1 a 4 – Serra da Canastra (MG)
Exploração da região, cânions, trilhas e visita à nascente do São Francisco e à icônica Casca D’Anta.
Dias 5 a 7 – Sertão mineiro e Bahia (MG/BA)
Trajeto por Três Marias (MG), Pirapora (MG), ruínas da Barra do Guaicuí (MG) e chegada ao Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA).
Dias 7 a 9 – Chapada Diamantina (BA)
Grutas, águas cristalinas, Fazenda Pratinha e o inesquecível pôr do sol no Morro do Pai Inácio.
Dias 9 e 10 – Sertão baiano até Juazeiro/Petrolina (BA/PE)
Conexão com o Velho Chico e a grandiosa represa de Sobradinho (BA).
Dias 10 a 13 – Alagoas e Sergipe (AL/SE)
Cânions do Xingó, dunas de Piaçabuçu, foz do Rio São Francisco e encerramento em Aracaju (SE).
Sobre a Bajaj do Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, foi inaugurada com capacidade produtiva para 20 mil motos e recebeu aporte adicional em 2025 para expandir a estrutura e passar a produzir até 48 mil motocicletas por ano. Na unidade atuam mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.
A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, os 6 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Pulsar N150, a Dominar NS160, a Dominar NS200, Dominar 250, a Dominar 400 e a Dominar NS400Z, são montados na nova fábrica.
Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas 39.761 motocicletas da marca.
Em 2024, a marca triplicou a sua rede de concessionárias (em comparação com 2023) e seguirá em ritmo de expansão em 2025. Hoje são 57 endereços, localizados em Campinas (SP), com duas lojas; Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Osasco (SP); Piracicaba (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); Santos (SP); São Bernardo do Campo (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 6 lojas; São José do Rio Preto (SP); Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Juiz de Fora (MG); Rio de Janeiro (RJ), com duas lojas; São João de Meriti (RJ); Niterói (RJ); Serra (ES); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Dourados (MS); Goiânia (GO); Brasília (DF); Taguatinga (DF); Curitiba (PR); Londrina (PR); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Joinville (SC); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Macapá (AP); Manaus (AM); Marabá (PA); Aracaju (SE); Arapiraca (AL); Caruaru (PE); Feira de Santana (BA); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Mossoró (RN); Natal (RN); Parnamirim (RN); Parnaíba (PI); Petrolina (PE); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA) e Teresina (PI).
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.


