Bajaj conquista dois prêmios no concurso Moto Premium 2024

São Paulo, 10 de dezembro de 2024 – A Bajaj tem mais um motivo para comemorar neste mês de dezembro. Em cerimônia realizada na noite de ontem, 09 de dezembro, em São Paulo (SP), a marca recebeu duas premiações no concurso Moto Premium 2024, organizado pela Revista Moto Premium. A Dominar 400 recebeu a Grande Medalha de Ouro na categoria Crossover até 600 cc e a Dominar 250 foi Medalha de Ouro na categoria Naked/Street até 600 cc.

O concurso Moto Premium é um evento anual realizado desde 2017 pela Revista Moto Premium, que reúne as melhores motos do mercado brasileiro para uma avaliação completa. O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro, no Hotel Villa Rossa, em São Roque (SP), e contou com 36 jurados, entre jornalistas especializados, influencers digitais e proprietários de motocicletas, que avaliaram 42 motos e apontaram os melhores modelos inscritos no concurso, divididos por categorias.

“Estamos muito orgulhosos em receber mais um título para a Dominar 400, o terceiro somente em 2024, e estrear também nas premiações a Dominar 250, nosso mais recente lançamento. O resultado é consequência do nosso compromisso em oferecer produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício, sendo os mais completos de suas categorias. Agradeço ao time da Moto Premium pela coordenação do concurso e aos jurados pelo reconhecimento do nosso trabalho”, declara Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Sobre a Dominar 400

Desde que chegou às concessionárias Bajaj no Brasil, a Dominar 400 tem sido sucesso absoluto devido ao seu ótimo custo-benefício. Além do design moderno, o modelo se destaca como o mais completo de sua categoria, com itens como iluminação full-LED; protetores de mãos, de motor e de cárter; para-brisa; banco bipartido; bagageiro com suporte para baú; encosto para garupa; entrada USB; rodas de liga leve e freios ABS de canal duplo.

Tais equipamentos, aliados ao motor monocilíndrico, arrefecido a líquido, com 373,3 cm3 de cilindrada, que rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,56 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm, tornam a Dominar 400 uma opção versátil, tanto para o dia a dia nas cidades, quanto para encarar longas viagens, inclusive com garupa.

Desde o início das vendas da Bajaj no Brasil já foram comercializadas cerca de 9.000 mil unidades da Dominar 400, representando 65% do volume total da marca no mercado brasileiro. De janeiro a outubro de 2024 foram emplacadas mais de 6.300 unidades, o que representa um crescimento de 136% em relação ao mesmo período do ano anterior.


A Dominar 400 já havia sido eleita pela revista Moto Premium com a Moto Premium do Ano em 2023 e conquistou também os títulos Top Moto TV 2024; Moto de Ouro, da revista Motociclismo em 2023 e 2024 e Moto do Ano 2023 pela revista Duas Rodas.

Sobre a Dominar 250

Lançada em agosto de 2024 e com design inspirado em sua irmã maior, a naked Dominar 250 tem a proposta de transformar a condução na cidade ou na estrada em uma experiência mais confortável e divertida.

A Dominar 250 apresenta equipamentos encontrados apenas em modelos de categorias superiores, o que faz dela um excelente custo-benefício. O motor é o mais forte da categoria, entregando 27 cavalos a 8.400 rpm e 2,39 kgf.m a 6.500 giros. Com duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote, refrigeração líquida e injeção eletrônica, o motor monocilíndrico de 248,7 cm³ concilia desempenho, sem abrir mão da economia de combustível, graças à excelente combinação com o câmbio de seis velocidades, que conta com embreagem assistida e deslizante.

A nova 250 cc da linha Dominar também se destaca pelo seu conjunto ciclístico, que garante uma pilotagem fácil, estável e confortável. O modelo conta suspensão dianteira invertida de 135 mm de curso e traseira monochoque com nitrox de 110 mm, com vários níveis de ajuste. As duas rodas têm 17 polegadas, ABS de dois canais, com discos de 300 mm na frente e 230 mm atrás.

Além disso, o painel é 100% digital e a iluminação é full-LED. O farol opera em quatro modos diferentes, atendendo a várias necessidades de pilotagem e iluminação.

Desde o início das vendas no Brasil já foram comercializadas cerca de 900 unidades.


Sobre a Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas mais de 13.850 motocicletas da marca.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 31 endereços, localizados em Campinas (SP), com duas lojas; Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); Santos (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Goiânia (GO); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Caruaru (PE); Fortaleza (CE); Maceió (AL); Mossoró (RN); Recife (PE) e Salvador (BA).

Sobre a Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.