This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Bajaj planeja triplicar o volume de vendas em 2024
São Paulo, 01 de março de 2024 – Desde que chegou ao Brasil, a Bajaj tem visto a demanda por seus produtos crescer rapidamente. Com isso, para 2024, a fabricante estabeleceu a meta de triplicar seu volume no País em comparação com 2023, quando foram vendidas 3.800 unidades dos modelos da linha Dominar: Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400.
O número será viabilizado pela operação da nova fábrica da marca, em Manaus (AM), que tem início das operações previsto para o fim do mês de maio. Na ocasião do anúncio do investimento, realizado em agosto de 2023, a previsão era iniciar as operações no segundo semestre deste ano, mas a Bajaj acelerou os planos para atender à alta demanda do mercado local.
A planta terá capacidade produtiva total de 20 mil unidades por ano, volume que será atingido gradativamente, seguindo o cronograma de testes e operação da fábrica. Esta será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e permitirá que a fabricante indiana acelere ainda mais os seus planos de abertura de novas concessionárias e diversificação do line-up no Brasil.
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, que contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.
Seguindo o mesmo ritmo de crescimento e com o objetivo de levar liberdade de escolha a motociclistas de todo o Brasil, a Rede de Concessionárias segue em expansão.
Atualmente são dez endereços, em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 2 lojas; Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC) e Salvador (BA).
Já estão no cronograma de 2024 as inaugurações em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Caruaru (CE), Manaus (AM), Marabá (PA) e Belém (PA), permitindo que a marca esteja presente nas 5 regiões brasileiras.
Serão abertas ainda três novas unidades na cidade de São Paulo, além de Sorocaba (SP). Com isso, até o fim do ano o número de lojas também será ao menos duplicado.
Outro destaque no calendário 2024 da Bajaj são os Dominar Rides. Os passeios fazem parte da estratégia global da marca para fortalecer o relacionamento com os clientes e estimular o prazer de pilotar. Em 2023, foram realizados 9 Dominar Rides no Brasil, reunindo cerca de 300 participantes, que se encontraram em uma das concessionárias e, com o suporte do time do programa de experiências da marca, aproveitaram um dia agradável na estrada, conhecendo novas cidades e fazendo novos amigos.
Para este ano está planejada uma agenda com mais de 20 passeios por todas as regiões do Brasil. Além das opções de Bate & Volta (passeios com 1 dia de duração), estão sendo programadas também viagens de dois ou mais dias pelos principais roteiros turísticos do País.
“Triplicar o nosso número já no segundo ano de operação é um objetivo ousado, mas que estamos plenamente confiantes em atingir com a inauguração da nossa fábrica e a expansão contínua da nossa rede de concessionárias. Com a entrega de motos completas, a um preço acessível, e foco no atendimento pós-vendas, temos conquistado o desejo e confiança do público brasileiro. Seguiremos trabalhando no nosso crescimento sustentável, levando a rede concessionárias para outras cidades brasileiras e atuando em conjunto com a Bajaj Auto Limited para ampliarmos a nossa linha de produtos no País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Sobre a Bajaj Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou, em dezembro de 2022, com uma subsidiária própria. A decisão estratégica está fundamentada no grande potencial do mercado brasileiro. “Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível”, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País.
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, já são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), a partir de uma parceria estratégica com a Dafra, que tem sido fundamental para a estruturação das operações da Bajaj do Brasil. Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 4.800 unidades dos modelos da marca.
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.
Outras matérias
Bajaj do Brasil inaugura primeira concessionária em Belo Horizonte
A nova loja é o 10º endereço da marca no Brasil e o primeiro no Estado de Minas Gerais
Bajaj inaugura 6ª concessionária no Estado de São Paulo
A nova loja é a segunda unidade Bajaj do grupo Marello Motos e a terceira da marca em São Paulo capital