Bajaj ultrapassa 1.500 unidades emplacadas em um único mês

São Paulo, 03 de dezembro de 2024 – A Bajaj segue batendo recordes em sua operação no mercado Brasileiro. No mês de novembro, o destaque foi o volume de emplacamentos que, pela primeira vez desde a chegada da marca ao Brasil, ultrapassou o número de 1.500 unidades.

O volume é 84% maior do que a média de motos emplacadas mensalmente em 2024, reforçando o crescimento consistente da marca, que conquistou a 6ª posição no ranking do mercado brasileiro neste mês. Comparando com 2023, o resultado representa 310% de crescimento em relação ao mês de novembro e é quase 5 vezes o volume médio mensal de emplacamentos do ano anterior, que ficou em 317 unidades. 

No resultado de janeiro a novembro por modelo, foram emplacadas 1.169 unidades da Dominar 160, 1.364 da Dominar 200, 819 da Dominar 250 (que começou a ser vendida no mês de agosto) e 5.975 da Dominar 400. Em comparação ao ano anterior, o crescimento de emplacamentos por modelo foi de 250% na Dominar 160, 167% na Dominar 200 e 223% na Dominar 400.

Em relação ao volume de venda varejo em 2024, até 30 de novembro foram comercializadas mais de 10.000 mil unidades, representando crescimento superior a 270% em relação ao mesmo período de 2023.

Com a abertura de novas concessionárias, que já são 30 unidades, a expectativa é seguir a tendência de crescimento no mês de dezembro, chegando a outras 1.500 motocicletas Bajaj emplacadas e 1.700 comercializadas.  

“Para nós, do time Bajaj do Brasil, ultrapassar o volume de 1.500 emplacamentos é um marco histórico, muito importante na nossa trajetória. Há 1 ano emplacávamos menos de ¼ desse volume. Um crescimento tão expressivo, em tão pouco tempo, é resultado do comprometimento de todo o nosso time, da nossa rede de concessionárias e da capacidade da marca Bajaj de oferecer produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício aos motociclistas brasileiros”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.


Sobre a Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.

Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.

A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas mais de 13.300 motocicletas da marca.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 30 endereços, localizados em Campinas (SP); Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Goiânia (GO); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Caruaru (PE); Fortaleza (CE); Maceió (AL); Mossoró (RN); Recife (PE) e Salvador (BA).

Sobre a Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.