This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Bajaj ultrapassa 1.500 unidades emplacadas em um único mês
São Paulo, 03 de dezembro de 2024 – A Bajaj segue batendo recordes em sua operação no mercado Brasileiro. No mês de novembro, o destaque foi o volume de emplacamentos que, pela primeira vez desde a chegada da marca ao Brasil, ultrapassou o número de 1.500 unidades.
O volume é 84% maior do que a média de motos emplacadas mensalmente em 2024, reforçando o crescimento consistente da marca, que conquistou a 6ª posição no ranking do mercado brasileiro neste mês. Comparando com 2023, o resultado representa 310% de crescimento em relação ao mês de novembro e é quase 5 vezes o volume médio mensal de emplacamentos do ano anterior, que ficou em 317 unidades.
No resultado de janeiro a novembro por modelo, foram emplacadas 1.169 unidades da Dominar 160, 1.364 da Dominar 200, 819 da Dominar 250 (que começou a ser vendida no mês de agosto) e 5.975 da Dominar 400. Em comparação ao ano anterior, o crescimento de emplacamentos por modelo foi de 250% na Dominar 160, 167% na Dominar 200 e 223% na Dominar 400.
Em relação ao volume de venda varejo em 2024, até 30 de novembro foram comercializadas mais de 10.000 mil unidades, representando crescimento superior a 270% em relação ao mesmo período de 2023.
Com a abertura de novas concessionárias, que já são 30 unidades, a expectativa é seguir a tendência de crescimento no mês de dezembro, chegando a outras 1.500 motocicletas Bajaj emplacadas e 1.700 comercializadas.
“Para nós, do time Bajaj do Brasil, ultrapassar o volume de 1.500 emplacamentos é um marco histórico, muito importante na nossa trajetória. Há 1 ano emplacávamos menos de ¼ desse volume. Um crescimento tão expressivo, em tão pouco tempo, é resultado do comprometimento de todo o nosso time, da nossa rede de concessionárias e da capacidade da marca Bajaj de oferecer produtos de qualidade e com ótimo custo-benefício aos motociclistas brasileiros”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Sobre a Bajaj do Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.
A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.
Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 30 endereços, localizados em Campinas (SP); Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 4 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Goiânia (GO); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Caruaru (PE); Fortaleza (CE); Maceió (AL); Mossoró (RN); Recife (PE) e Salvador (BA).
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.
Outras matérias
Bajaj reúne mais de 170 motos em Dominar Rides especial
O evento foi o 20º Dominar Rides de 2024 e reuniu cerca de 300 pessoas, entre pilotos e garupas.
Também foi realizada a primeira turma do curso de pilotagem defensiva BRX.
Bajaj inaugura concessionária na cidade de Santos (SP)
A nova loja é o primeiro endereço da marca no litoral paulista e o décimo segundo no Estado de São Paulo