Bajaj fecha o primeiro semestre com crescimento de 222%
A Bajaj do Brasil segue comemorando recordes em sua operação. A marca fechou o primeiro semestre de 2025 com 11.639 motocicletas emplacadas, o que representa 222% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Comparando com o segundo semestre de 2024, quando a fábrica da Bajaj em Manaus (AM) já estava em operação, o crescimento é de 80%.
No resultado do primeiro semestre por modelo, foram emplacadas 2.199 unidades da Dominar 160, 2.090 da Dominar 200, 1.919 da Dominar 250 e 5.284 da Dominar 400, além de 147 da nova Pulsar N150, lançada em maio deste ano.
Comparando com a performance do primeiro semestre do ano passado, a Dominar 160 foi o modelo com maior crescimento, com 374% (463 unidades emplacadas de janeiro a junho de 2024). A Dominar 200 cresceu 277% no emplacamento (554 unidades no primeiro semestre do ano passado) e a Dominar 400 obteve 103% de crescimento (2.600 unidades nos primeiros 6 meses de 2024).
Na produção, o volume total do primeiro semestre de 2025 foi de 13.905 unidades, o que representa 54% de crescimento em relação ao segundo semestre do ano passado quando produzimos 9.005 unidades. No primeiro semestre de 2024 a unidade ainda não estava em operação. No acumulado desde o início das atividades da fábrica, já foram produzidas mais de 23.000 mil unidades.
O volume total de emplacamentos desde o início das vendas da Bajaj no Brasil, em dezembro de 2022, está em 27.211 unidades. Na venda varejo foram comercializadas 28.097 motocicletas no período.
“Nós do time da Bajaj do Brasil e o board da Bajaj Auto Limited estamos muito satisfeitos e orgulhosos com a consistência do nosso crescimento no mercado brasileiro. Como foi nossa estratégia e missão desde o início, estamos focados em realizar um trabalho sólido, criando uma estrutura de produção e vendas que suporte o nosso crescimento gradativo em todo o País, para seguirmos entregando produtos de qualidade, excelente custo-benefício, pós-vendas de excelência e mantendo relacionamento próximo com os clientes e com o mercado de motocicletas. Mais uma vez agradecemos aos mais de 28 mil motociclistas que têm confiado em nosso trabalho e a todos os parceiros que têm nos apoiado na construção da marca Bajaj no Brasil”, declara Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Sobre a Bajaj do Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.
A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, os 5 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Pulsar N150, a Dominar NS160, a Dominar NS200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.
Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas mais de 27 mil motocicletas da marca.
Em 2024, a marca triplicou a sua rede de concessionárias (em comparação com 2023) e seguirá em ritmo de expansão em 2025. Hoje são 45 endereços, localizados em Campinas (SP), com duas lojas; Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Piracicaba (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); Santos (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 6 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Juiz de Fora (MG); Rio de Janeiro (RJ); São João de Meriti (RJ); Serra (ES); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Dourados (MS); Goiânia (GO); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Manaus (AM); Macapá (AP); Marabá (PA); Aracaju (SE); Arapiraca (AL); Caruaru (PE); Feira de Santana (BA); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Mossoró (RN); Recife (PE); Salvador (BA), Natal (RN) e Teresina (PI).
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.