Publicado em: 15 de dezembro de 2025 | Categoria: Institucional, Motos

Bajaj celebra três anos de operação no Brasil em crescimento acelerado

A Bajaj do Brasil completou ontem, 14 de dezembro, três anos de operação no mercado brasileiro, celebrando uma trajetória marcada por crescimento consistente, investimentos em produção nacional, novos produtos e rápida consolidação em um dos mercados de motocicletas mais relevantes do mundo.

Desde o início das vendas no País, em dezembro de 2022, a marca já ultrapassou o volume de 42 mil motocicletas emplacadas, posicionando-se como uma das fabricantes de maior expansão no setor duas rodas no Brasil e conquistando recentemente a 6ª posição no ranking do mercado.

Desde sua chegada ao território brasileiro, a Bajaj adotou um modelo de subsidiária própria, estratégia que garante maior controle operacional, proximidade com o consumidor e visão de longo prazo. Mantendo um ritmo acelerado de crescimento, a marca encerrará 2025 com mais de 60 concessionárias em operação em todo o País – o dobro do ano anterior -, ampliando significativamente sua capilaridade nacional.

Outro pilar fundamental dessa trajetória foi o início da produção nacional, em junho de 2024, com a inauguração da fábrica da Bajaj em Manaus (AM) — a primeira unidade produtiva da companhia fora da Índia.

Desde o início das atividades industriais no Brasil, já saíram da linha de produção mais de 40.000 motocicletas, sendo mais de 30.000 unidades fabricadas somente em 2025. A planta opera em regime CKD (Completely Knock Down), realizando internamente todos os processos de preparação de kits, montagem de motor e da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.

Após investimentos adicionais realizados em 2025, a unidade passou a contar com capacidade produtiva instalada de até 48 mil motocicletas por ano, gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos. Atualmente, todos os seis modelos comercializados no Brasil — Pulsar N150, Dominar NS160, Dominar NS200, Dominar 250, Dominar 400 e Dominar NS400Z — são montados na fábrica de Manaus.

Os resultados alcançados refletem a rápida aceitação da Bajaj pelo consumidor brasileiro, impulsionada por um portfólio competitivo, com os modelos mais completos de suas categorias e ótimo custo-benefício. Destaque para a família Dominar 400, formada pela Dominar 400 e pela Dominar NS400Z, que juntas somaram mais de 21 mil unidades emplacadas desde dezembro de 2022.

“Ao mesmo tempo em que parece que foi ontem que iniciamos os projetos da subsidiária brasileira, por tudo o que conquistamos nesse período, também dá a sensação de que já estamos no Brasil há muito mais tempo. Seguimos empenhados em honrar a confiança conquistada junto ao consumidor brasileiro, investindo continuamente em nossa estrutura de produção, vendas e atendimento ao cliente, além de manter o compromisso de entregar produtos de qualidade, com excelente custo-benefício, para os motociclistas de todo o País”, destaca Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Força global e visão de futuro

No cenário internacional, a Bajaj Auto segue como um dos maiores grupos motociclistas do mundo. Em novembro, a companhia comercializou mais de 453 mil motocicletas e triciclos globalmente, registrando crescimento de 8% em relação ao mesmo mês de 2024.

O ano também foi marcado pela celebração dos 80 anos da Bajaj Auto Limited, fundada em 1945 e atualmente presente em mais de 100 países, além da aquisição do controle total da KTM, movimento estratégico que amplia de forma significativa a capacidade tecnológica, industrial e global do grupo.

Ao completar três anos de operação no Brasil, a Bajaj reafirma seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro, com foco em produção local, ampliação da rede, lançamentos contínuos e fortalecimento da marca, consolidando-se como uma das protagonistas do futuro do motociclismo no País.

Timeline – Principais marcos da Bajaj no Brasil

Dezembro de 2022
🔹Início oficial das operações da Bajaj no Brasil com subsidiária própria.
🔹Lançamento dos modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400.

2023
🔹Expansão inicial da rede de concessionárias.
🔹Início das atividades do programa Dominar Rides.
🔹Consolidação da marca no mercado brasileiro.

2024
🔹 Em junho, inauguração da fábrica da Bajaj em Manaus (AM), primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia.

🔹 Bajaj Dominar 160 e Dominar 200 ganham ABS de duplo canal e novas cores.
🔹 Lançamento da Dominar 250 no mercado brasileiro.
🔹 Forte ampliação da rede de concessionárias.

2025
🔹 Bajaj chega a 10 mil motos produzidas no Brasil.
🔹 Bajaj amplia capacidade produtiva no Brasil.
🔹 Lançamento da Pulsar N150 no Brasil.
🔹 Bajaj atualiza linhas 160 e 200 cc e modelos passam a chamar Dominar NS 160 e Dominar NS 200.
🔹 Lançamento da Dominar NS400Z.
🔹 Bajaj ultrapassa 42 mil motocicletas emplacadas no Brasil.

Sobre a Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.