This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Bajaj apresenta novidades da linha Dominar e celebra início das operações de sua fábrica durante o Festival Interlagos
São Paulo, 05 de junho de 2024 – A Bajaj do Brasil é presença confirmada no Festival Interlagos, que acontece entre os dias 05 e 09 de junho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Durante o evento, a marca celebra o seu novo momento no mercado, com o início, neste mês de junho, das operações da sua fábrica em Manaus (AM).
Entre as novidades no estande deste ano, a Bajaj apresenta a linha 2024/2025 da Dominar 160 e da Dominar 200. As motocicletas mais completas de suas categorias agora são também as únicas com ABS de duplo canal. Os modelos chegam também com novas cores, além de quadro e rodas em cinza.
A Dominar 160 recebeu ainda novos discos de 300 mm na dianteira e pneus com novas medidas [dianteiro 100/80-17 e traseiro 130/70-17 – sem câmara], agregando mais estabilidade e design ainda mais esportivo. Outra novidade no modelo 2025 da Dominar 160 é o painel, que agora apresenta também indicador de marchas, média de consumo (AV1 e AV2) e autonomia.
Os dois modelos, que representam juntos cerca de 33% do volume de vendas atual da marca no Brasil, já começam a ser produzidos em Manaus neste mês.
“O início das operações da nossa fábrica em Manaus é um momento muito especial não só para a Bajaj do Brasil, mas para a marca globalmente. Esta será a nossa primeira unidade produtiva fora da Índia e nos permitirá atender à demanda crescente pelos produtos Bajaj no Brasil. Nas próximas semanas já teremos unidades de todos os modelos da família Dominar saindo da nossa linha de produção para os concessionários de todo o País”, celebra Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Desde o início das atividades da Bajaj no Brasil, já foram vendidas cerca de 7.000 motocicletas. Com o início das operações da nova fábrica a meta para 2024 é comercializar 12.000 unidades, triplicando o volume do ano anterior.
Dominar 160: modelo chega ainda mais completo, consolidando sua posição como melhor custo-benefício da categoria
Modelo de entrada da linha Bajaj no Brasil, a Dominar 160, que já se destacava por seu design moderno e pacote de equipamentos para a categoria, ficou ainda melhor na linha 2024.
Além de novas cores, quadro e rodas em cinza, a motocicleta agora é a única da categoria a contar com ABS de dois canais e recebeu também novos discos de 300 mm na dianteira. Na traseira mantém disco de 230 mm. Os pneus também receberam mudanças em suas medidas [dianteiro 100/80-17 e traseiro 130/70-17 – sem câmara]. Outra novidade é o painel que agora apresenta também indicador de marchas, média de consumo (AV1 e AV2) e autonomia.
Seu motor monocilíndrico com 160,3 cm3 conta com refrigeração a óleo, 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote, e segue sendo referência na categoria, graças à sua potência de 17 cv e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm. É o mais potente do segmento com uma larga vantagem.
Também possui injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas, além de câmbio de 5 marchas.
O tanque de combustível é de 12 litros, proporcionando uma ótima autonomia. As suspensões, compostas por garfos invertidos na dianteira, de 31 mm, garantem ótima capacidade de absorção de impactos. A suspensão traseira segue como um dos maiores destaques da Dominar 160 frente à concorrência por ser monoamortecida, como em motos de segmentos superiores.
Na versão 2024/2025 o modelo ganhou novas cores e agora está disponível nas opções Ebony Black, Pearl Mettalic White, Coktail Wine Red e Pewter Grey. A novidade chega em todas as concessionárias Bajaj do Brasil até o fim do mês de junho, por R$ 16.900.
FICHA TÉCNICA DOMINAR 160 2024 | |
CORES | CHASSI |
Ebony Black | Suspensão dianteira: telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm |
Pearl Mettalic White | Suspensão traseira: monochoque com nitrox |
Cocktail Wine Red | Freio dianteiro/diâmetro: disco com ABS, Ø300mm |
Pewter Grey | Freio traseiro/diâmetro: disco com ABS, Ø230 mm |
SISTEMA ELÉTRICO | Pneu dianteiro: 100/80-17 – sem câmara |
Ignição: eletrônica | Pneu traseiro: 130/70 -17 – sem câmara |
Bateria: 12V 4 Ah VRLA | DIMENSÕES |
Farol: 12V, 35/35W | Comprimento x Largura x Altura: 2017 mm x 803,5 mm x 1060 mm |
MOTOR | Distância entre eixos: 1372 mm |
Tipo: monocilíndrico SOHC, 4 tempos, refrigerado a óleo, duas velas, FI | Distância mínima do solo: 170 mm |
Cilindrada: 160,3 cc | Peso em ordem de marcha: 152 kg |
Potência máxima: 17 CV @ 9.000 rpm | CAPACIDADE |
Torque máximo: 1,488 Kgf.m @ 7.250 rpm | Tanque de combustível: 12 litros |
Transmissão: 5 velocidades | |
Sistema de Partida: elétrica | |
Combustível: gasolina |
Dominar 200: a naked urbana da Bajaj
A Dominar 200 cativa os motociclistas que buscam a melhor relação custo x desempenho. Com o primeiro motor DTS-i de 4 válvulas e faísca tripla do mundo com 24 CV, ela entrega uma combinação versátil de potência e velocidade.
O modelo foi concebido sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente em seu trabalho ou como principal meio de deslocamento, mas também atende quem eventualmente se desloca por vias expressas ou rodovias, já que garante uma velocidade de cruzeiro compatível.
No modelo 2025, além de novas cores, quadro e rodas em cinza, a Dominar 200 também ganhou ABS de duplo canal, com discos de 300 mm na dianteira e 230 mm na traseira.
Com motor arrefecido a líquido de um cilindro, 199,5 cm3 de cilindrada e 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,889 kgf.m de torque máximo a 8.000 rpm. Possui injeção Bosch, ignição com tripla vela e o excelente câmbio de 6 marchas. Muita tecnologia, que se traduz em performance e economia, destacando a Dominar 200 da concorrência na categoria. O modelo conta com tanque de 12 litros, garfos invertidos na suspensão dianteira, de 33 mm e o característico monoamortecedor com reservatório de gás destacado do amortecedor.
A Dominar 200 2024/2025 está disponível em 4 cores: Ebony Black, Pearl Mettalic White, Coktail Wine Red e Pewter Grey, por R$ 19.900. O modelo chega às concessionárias Bajaj em todo o Brasil até o fim do mês de junho.
FICHA TÉCNICA DOMINAR 200 2024 | |
CORES | CHASSI |
Ebony Black | Suspensão Dianteira: telescópica, garfo Invertido (USD), 33mm |
Pearl Mettalic White | Suspensão Traseira: monochoque com nitrox |
Cocktail Wine Red | Freio dianteiro/diâmetro: disco com ABS, Ø300 mm |
Pewter Grey | Freio traseiro/diâmetro: disco com ABS, Ø230 mm |
SISTEMA ELÉTRICO | Pneu dianteiro: 100/80 – R17, 52P – sem câmara |
Ignição: eletrônica | Pneu traseiro: 130/70 – R17, 62P – sem câmara |
Bateria: 12V 8 Ah VRLA | DIMENSÕES |
Farol: 12V, 55/60 W | Comprimento x Largura x Altura: 2015 mm x 803,5 mm x 1075 mm |
MOTOR | Distância entre eixos: 1363 mm |
Tipo: monocilíndrico SOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, 3 velas, FI | Distância mínima do solo: 167 mm |
Cilindrada: 199,5 cc | Peso em ordem de marcha: 157 kg |
Potência máxima: 24,5 CV @ 9.750 rpm | CAPACIDADE |
Torque máximo: 1,889 Kgf.m @ 8.000 rpm | Tanque de Combustível: 12 litros |
Transmissão: 6 velocidades | |
Sistema de partida: elétrica | |
Combustível: gasolina |
SERVIÇO – FESTIVAL INTERLAGOS 2024:
Data: 05 a 09 de junho de 2024
Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo – SP
Endereço: Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos
Para saber mais sobre o evento e adquirir ingressos, acesse: moto.festivalinterlagos.com.br
SOBRE A BAJAJ DO BRASIL
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria. A decisão estratégica está fundamentada no grande potencial do mercado brasileiro. “Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível”, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País, em dezembro de 2022.
Em agosto de 2023, aBajaj Auto Limited anunciou a estruturação de sua primeira fábrica de motocicletas no Brasil. Localizada na cidade de Manaus (AM), a planta, que será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, terá capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e iniciará operações em junho de 2024.
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.
Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 17 endereços, localizados em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 3 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), Belém (PA), Recife (PE) e Caruaru (PE).
Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em Maceió (AL), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Manaus (AM), Marabá (PA), Porto Alegre (RS) e também outras unidades na cidade de São Paulo.
SOBRE A BAJAJ AUTO LIMITED
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.
Outras matérias
Motorede e a Bajaj apresentam o documentário “De onde as motos nascem para onde elas vivem”
Em dois episódios, Seku Mello, do Motorede, resume a experiência que ele e outros três influenciadores viveram durante 15 dias pilotando a Dominar 400, de Manaus a São Paulo
Bajaj do Brasil inaugura mais quatro endereços no mês de junho
Serão abertas lojas em Maceió (AL), São Paulo (SP), Marabá (PA) e Manaus (AM), completando, com a concessionária inaugurada no início do mês em Curitiba, 5 novas lojas em junho