This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Bajaj completa 1 ano de operação no Brasil com mais de 3800 motos vendidas e muito a comemorar
Além do resultado positivo de vendas, a marca dobrou o número de concessionárias e anunciou investimento em fábrica própria no País.
São Paulo, 15 de dezembro de 2023 – Há exatos 12 meses, em 15 de dezembro de 2022, a Bajaj do Brasil iniciava oficialmente suas vendas no País. A operação começou com cinco concessionárias inauguradas simultaneamente no Estado de São Paulo, sendo 2 unidades na capital, 1 em Santo André, 1 em Jundiaí e 1 em Campinas.
De lá para cá, as conquistas foram muitas. Como resultado de uma estratégia bem-sucedida de produto, marketing, vendas, pós-vendas e relacionamento com clientes, a marca conquistou rapidamente o mercado brasileiro.
Ao todo foram mais de 3.800 unidades comercializadas em 12 meses, sendo que a Dominar 160 representou 11% desse volume, enquanto a Dominar 200 foi responsável por 22% das vendas e a Dominar 400 por 67%.
Consagrando a qualidade dos produtos Bajaj, a Dominar 400 conquistou neste ano os prêmios: Grande Medalha de Ouro, da revista Moto Premium; Moto de Ouro, na categoria Trail, da revista Motociclismo e Moto Destaque, no Moto do Ano 2024, da Revista Duas Rodas.
A crescente demanda pelas motocicletas da marca deu espaço para que a Bajaj do Brasil acelerasse a abertura de novas concessionárias. Neste mês a marca chega a 10 lojas, sendo 5 no Estado de São Paulo (2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André), 1 em Santa Catarina (Florianópolis), 1 no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 1 no Distrito Federal (Brasília), 1 na Bahia (Salvador) e 1 que será inaugurada na próxima semana, em Minas Gerais (Belo Horizonte).
A performance positiva fez também com que a Bajaj anunciasse o investimento em sua fábrica própria, a ser inaugurada em 2024, em Manaus (AM). A planta será a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia e permitirá que a fabricante siga expandindo seu volume de vendas, sua rede de concessionárias e sua linha de produtos no País.
Outro destaque da atuação da Bajaj foram os Dominar Rides. Os passeios fazem parte da estratégia global da marca para fortalecer o relacionamento com os clientes e estimular o prazer de pilotar. Em 2023, foram realizados 9 Dominar Rides no Brasil, reunindo cerca de 300 participantes, que se encontraram em uma das concessionárias Bajaj e, com o suporte do time do programa de experiências da marca, aproveitaram um dia agradável na estrada, conhecendo novas cidades e fazendo novos amigos.
Dominar Rides que reuniu mais de 80 motocicletas da linha Dominar no Motor Park Tuiuti (SP), em 25 de março de 2023.
Para 2024, está planejada uma agenda com mais de 20 passeios por todas as regiões do Brasil. Além das opções de Bate & Volta (passeios com 1 dia de duração), estão sendo programadas também viagens de dois ou mais dias pelos principais roteiros turísticos do País.
“2023 foi um ano muito positivo para a Bajaj. Conseguimos atingir nosso objetivo, entregando motos completas, a um preço acessível, o que despertou o desejo do público brasileiro. A ótima aceitação estimulou o investimento da matriz na nossa fábrica no País, que será inaugurada já em 2024. Seguiremos trabalhando para ampliarmos a nossa linha de produtos no Brasil e expandirmos a rede de concessionárias para outros Estados brasileiros. Excelência no pós-vendas, disponibilidade de peças e ações de relacionamento com os clientes também seguirão sendo nossas prioridades no ano que vem”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.
Sobre a nova fábrica
A fábrica da Bajaj do Brasil está em fase de implementação e contará com equipamentos da mais alta tecnologia e toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da fabricante no mercado latino-americano nos próximos anos.
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, que contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.
A fábrica da Bajaj Brasil estará localizada em Manaus (AM) e terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta no segundo semestre de 2024.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.
Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra, fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentre nas atividades comerciais e de atendimento a clientes durante este primeiro ano de operação.
A proposta da marca é democratizar a escolha dos motociclistas brasileiros, trazendo motocicletas de alta qualidade e tecnologia, com ótimo custo-benefício. “Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível”, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País, em dezembro de 2022.
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado em US$ 4,4 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.
Outras matérias
Bajaj do Brasil inaugura primeira concessionária no Nordeste
Localizada na cidade de Salvador (BA), a NEWVIA Bajaj é o 9º endereço da marca no Brasil
Bajaj do Brasil inaugura primeira concessionária em Belo Horizonte
A nova loja é o 10º endereço da marca no Brasil e o primeiro no Estado de Minas Gerais