Bajaj Dominar 160 quer conquistar o segmento de entrada com muita tecnologia
Modelo da Bajaj estreia recursos só presentes em motocicletas de média cilindrada, como ABS, ignição com duas velas e suspensão traseira monoamortecida
São Paulo, 23 de dezembro de 2022. Modelo mais acessível da Bajaj no Brasil, a Dominar 160 deverá ser direcionada aqueles que buscam uma alternativa ao transporte público no seu dia a dia como esses profissionais que crescem constantemente no país, como entregadores e profissionais de frete. Especializada em modelos de condução urbana desde que foi fundada, a Bajaj leva esse nicho de entrada bem a sério: tanto que disponibiliza recursos absolutamente incomuns ao segmento de entrada em sua versão.
A Dominar 160 adota um motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica, mas o sistema de ignição adota duas velas. Rende 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas. Leve, ela é facilmente conduzida no trânsito do dia a dia, permitindo rápidas mudanças de direção com conforto e segurança. Com garfo invertido na suspensão dianteira, de 31 mm, ela também repete a fórmula das irmãs maiores na suspensão traseira. “A suspensão traseira monoamortecida será um dos maiores destaques da Dominar 160 frente à concorrência. Não há nenhuma outra rival que disponha desse recurso”, destaca Ferreira.
Os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17). O farol dianteiro triangular, como a 200, remete a modelos de maior cilindrada e distingue esteticamente o modelo frente às rivais de mercado. A Dominar 160 possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss PewterGrey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.
Fixada no preço de R$ 18.680, ela prima pelo custo/benefício, principalmente por dispor de recursos técnicos ausentes nas rivais. A Bajaj tem grandes expectativas de multiplicar rapidamente os volumes de vendas desse modelo.
Especificações Técnicas
Dominar 160 | |
Motor | |
Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a óleo,duas velas, FI |
Cilindrada | 160,3 cm3 |
Potência máxima | 17 cv @ 9.000 rpm |
Torque máximo | 1,488 kgf.m @ 7.250 rpm |
Câmbio | 5 velocidades |
Quadro & Suspensão | |
Quadro | Perimetral |
Suspensão Dianteira | Telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm |
Suspensão Traseira | Monochoque c/ Nitrox |
Freios | |
Dianteiro | ABS, disco 260 mm |
Traseiro | Disco 230 mm |
Pneus | |
Dianteiro | 90/90-17 49P s/ câmera |
Traseiro | 120/80-17 61P s/ tubo |
Tanque | |
Capacidade em litros | 12 |
Elétrica | |
Sistema | 12V DC |
Farol dianteiro | Hi Beam 12V 35W |
Velocímetro | Analógico |
Indicador de marcha | Sim |
Hodômetros | Parcial e totalizador |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2017 |
Largura (mm) | 803,5 |
Altura (mm) | 1060 |
Distância livre do solo (mm) | 170 |
Distância entre eixos (mm) | 1372 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 151 |
Outras matérias


Estreia no Brasil a Bajaj Dominar 400, sport tourer de média cilindrada
Publicado em: 23 de dezembro de 2022Categoria: Sem categoria
Modelo topo de linha da marca indiana, a motocicleta que chega ao mercado brasileiro é uma street com exclusivo pacote de acessórios para galgar um espaço nas estradeiras


Bajaj Dominar 200 esbanja melhor custo-benefício do mercado nacional
Publicado em: 23 de dezembro de 2022Categoria: Sem categoria
Versão intermediária da família Dominar chega ao país com uma receita irresistível: preço de motocicleta de entrada com oferta de características técnicas de modelos de média cilindrada