Estreia no Brasil a Bajaj Dominar 400, sport tourer de média cilindrada

Modelo topo de linha da marca indiana, a motocicleta que chega ao mercado brasileiro é uma street com exclusivo pacote de acessórios para galgar um espaço nas estradeiras

São Paulo, 23 de dezembro de 2022Quando foi reestilizada no mercado internacional em 2021, a Bajaj Dominar 400 logo ganhou notoriedade por ser uma autêntica “intrusa” em um segmento high end. Street por vocação, ela adquiriu o direito de migrar para o segmento das Sport Touring com o acervo de acessórios que passou a incorporar.

“Entendemos que será um de seus diferenciais competitivos nessa estreia no mercado brasileiro, visto que a Dominar 400 tem um preço agressivo e convidativo como street… mas se torna imbatível quando vista em um segmento superior”, prevê Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj Brasil. A motocicleta top de linha da Bajaj vai custar R$ 24.200.

Esses acessórios de turismo montados de fábrica são feitos sob medida para pilotos que utilizarão sua motocicleta também em longas viagens, valorizando o conforto e a segurança nessas jornadas. Os itens foram cuidadosamente projetados. Eles não apenas acentuam o estilo e o valor da motocicleta, mas também aumentam a segurança do motociclista. Entre os recursos “amigáveis” às viagens, ela inclui uma placa de proteção do motor funcional e elegante, que oferece boa proteção contra impactos. O protetor de perna robusto e discreto resguarda o motociclista contra colisões, bem como o suporte para mala traseira garante que os alforjes permaneçam firmes no lugar. 

A Dominar 400 também vem equipada com um suporte de navegação perfeitamente integrado ao painel que permite que se conecte um navegador por GPS ou mesmo um smartphone. Este suporte de alumínio fundido é resistente e posicionado ergonomicamente para evitar bloquear a visão da estrada. Para completar o conjunto, a Dominar top de linha possui uma porta de carregamento USB para manter os dispositivos carregados em movimento.

Design remete a modelos de alta cilindrada

Vista de frente, a Dominar 400 exibe um design distinto, onde se destaca o para-brisa com viseira angular, que desvia o fluxo de vento do condutor. Desenvolvido com tecnologia CFD (Computational Fluid Dynamics), em túnel de vento e em testes de estrada, ele evita a zona de turbulência no corpo do motociclista em médias e altas velocidades, bem como é aerodinâmico e ainda compõem belo resultado estético à motocicleta. 

O modelo também oferece protetor de mão inspirado em caças. Foi aerodinamicamente esculpido com asas flexíveis para máxima proteção contra o vento. A Dominar 400 foi projetada para tornar as viagens ainda melhores com um elegante e funcional porta-bagagens, que inclui um encosto para as costas do garupa e maximizar seu conforto.

Com aparência musculosa, onde se destacam a escultura do tanque e o quadro perimetral, ela ainda exibe uma ponteira de escape com dois canos, que remete à classe superior. Ninguém diz tratar-se de uma 400.

Esportividade não está somente na aparência

A Dominar 400 possui motor monocilíndrico, arrefecido a líquido, com 373,3 cm3 de cilindrada. Possui 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) e, ainda, o revolucionário sistema de injeção eletrônica da Bosch e de ignição DTSi, composto por três velas. Rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,569 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm. Com esses dotes, a Dominar 400 garante um desempenho absolutamente compatível com sua proposta de encarar longas viagens, mesmo com garupa. 

Com câmbio de 6 marchas e embreagem deslizante, ela é altamente dócil para ser pilotada no tráfego urbano, rendendo um torque abundante desde os baixos regimes de rotação, evitando que o condutor necessite de constantes reduções de marchas. Já nas médias e altas velocidades, ela corresponde à exigência de desempenho, exibindo um conjunto leve e eficiente.

Na suspensão dianteira, o modelo topo de gama da Bajaj é equipada com garfos invertidos (USD) de 43 mm que fornecem manuseio e conforto superiores. Na traseira, ela é servida por suspensão monochoque, com reservatório externo de gás. O escapamento produz um ronco seco, digno de modelos de alta performance, ampliando a sensação de se tratar de uma Sport Touring. 

Dotada de freios com assistência de ABS de canal duplo, ela vem servida por discos de 320 mm na dianteira e 230 mm na traseira. Os pneus são 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás, enquanto o farol dianteiro é full LED, com acendimento automático. Piscas também são em LED, com lentes transparentes.  

Disponível em duas opções de cores – Aurora Green e Charcoal Black –, a Dominar 400 vem com guidão tipo split (peça única), assento bipartido e um quadro de instrumentos digno de modelos de alta cilindrada. Composto integralmente por tela em LCD, o dispositivo oferece os recursos tradicionais de modelos dessa cilindrada, como velocímetro digital, conta-giros com escala em barras, nível do tanque de combustível, hodômetros parcial e totalizador e indicador de marcha engrenada. 

O conjunto incorpora, contudo, muito mais informações: limitador de excesso de velocidade, computador de bordo (autonomia, consumo médio e instantâneo) e porta USB, além de várias luzes de advertência, como carga baixa bateria e baixa pressão de óleo do motor.

Especificações Técnicas

 Dominar 400
Motor
TipoMonocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigerado a líquido, três velas, FI
Cilindrada373,27 cm3
Potência máxima40 cv @ 8.800 rpm
Torque máximo3,569 kgf.m @ 6.500 rpm
Câmbio6 velocidades, embreagem assistida e deslizante
Quadro & Suspensão
QuadroPerimetral
Suspensão DianteiraTelescópica, garfo invertido (USD), 43 mm
Suspensão TraseiraMonochoque c/ Nitrox
Freios
DianteiroABS, disco 320 mm
TraseiroABS, disco 230 mm
Pneus
Dianteiro110/70 R17 54S s/ câmera
Traseiro150/60 R17 66S s/ câmera
Tanque
Capacidade em litros13
Elétrica
Sistema12V CC
Farol dianteiroFull LED
VelocímetroLCD
Indicador de marchaSim
HodômetrosParcial e totalizador
Dimensões
Comprimento (mm)2156
Largura (mm)863
Altura (mm)1243
Distância livre do solo (mm)157
Distância entre eixos (mm)1453
Peso em ordem de marcha (kg)192