This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Bajaj Dominar 160 quer conquistar o segmento de entrada com muita tecnologia
Modelo da Bajaj estreia recursos só presentes em motocicletas de média cilindrada, como ABS, ignição com duas velas e suspensão traseira monoamortecida
São Paulo, 23 de dezembro de 2022. Modelo mais acessível da Bajaj no Brasil, a Dominar 160 deverá ser direcionada aqueles que buscam uma alternativa ao transporte público no seu dia a dia como esses profissionais que crescem constantemente no país, como entregadores e profissionais de frete. Especializada em modelos de condução urbana desde que foi fundada, a Bajaj leva esse nicho de entrada bem a sério: tanto que disponibiliza recursos absolutamente incomuns ao segmento de entrada em sua versão.
A Dominar 160 adota um motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica, mas o sistema de ignição adota duas velas. Rende 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas. Leve, ela é facilmente conduzida no trânsito do dia a dia, permitindo rápidas mudanças de direção com conforto e segurança. Com garfo invertido na suspensão dianteira, de 31 mm, ela também repete a fórmula das irmãs maiores na suspensão traseira. “A suspensão traseira monoamortecida será um dos maiores destaques da Dominar 160 frente à concorrência. Não há nenhuma outra rival que disponha desse recurso”, destaca Ferreira.
Os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17). O farol dianteiro triangular, como a 200, remete a modelos de maior cilindrada e distingue esteticamente o modelo frente às rivais de mercado. A Dominar 160 possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss PewterGrey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.
Fixada no preço de R$ 18.680, ela prima pelo custo/benefício, principalmente por dispor de recursos técnicos ausentes nas rivais. A Bajaj tem grandes expectativas de multiplicar rapidamente os volumes de vendas desse modelo.
Especificações Técnicas
Dominar 160 | |
Motor | |
Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a óleo,duas velas, FI |
Cilindrada | 160,3 cm3 |
Potência máxima | 17 cv @ 9.000 rpm |
Torque máximo | 1,488 kgf.m @ 7.250 rpm |
Câmbio | 5 velocidades |
Quadro & Suspensão | |
Quadro | Perimetral |
Suspensão Dianteira | Telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm |
Suspensão Traseira | Monochoque c/ Nitrox |
Freios | |
Dianteiro | ABS, disco 260 mm |
Traseiro | Disco 230 mm |
Pneus | |
Dianteiro | 90/90-17 49P s/ câmera |
Traseiro | 120/80-17 61P s/ tubo |
Tanque | |
Capacidade em litros | 12 |
Elétrica | |
Sistema | 12V DC |
Farol dianteiro | Hi Beam 12V 35W |
Velocímetro | Analógico |
Indicador de marcha | Sim |
Hodômetros | Parcial e totalizador |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2017 |
Largura (mm) | 803,5 |
Altura (mm) | 1060 |
Distância livre do solo (mm) | 170 |
Distância entre eixos (mm) | 1372 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 151 |
Outras matérias
Estreia no Brasil a Bajaj Dominar 400, sport tourer de média cilindrada
Modelo topo de linha da marca indiana, a motocicleta que chega ao mercado brasileiro é uma street com exclusivo pacote de acessórios para galgar um espaço nas estradeiras
Bajaj Dominar 200 esbanja melhor custo-benefício do mercado nacional
Versão intermediária da família Dominar chega ao país com uma receita irresistível: preço de motocicleta de entrada com oferta de características técnicas de modelos de média cilindrada