Bajaj Dominar 200 esbanja melhor custo-benefício do mercado nacional

Versão intermediária da família Dominar chega ao país com uma receita irresistível: preço de motocicleta de entrada com oferta de características técnicas de modelos de média cilindrada

São Paulo, 23 de dezembro de 2022A Bajaj Dominar 200 desembarca no mercado brasileiro cercada de boas expectativas. Com dotes de “street premium”, ela vai exibir uma excelente relação custo/benefício, isto é, posicionada bem abaixo das concorrentes diretas com 200 ou 250 cm3. Custando pouco acima das versões de “entrada” das marcas líderes de vendas (160 ou 150 cm3), a Dominar 200 é concebida sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente em seu trabalho ou como principal meio de deslocamento, mas é dotada de atributos de modelos superiores. O preço definido para a Bajaj Dominar 200 foi de R$ 19.637.

“Temos ótimas expectativas para a Dominar 200. Ela encontrou um posicionamento de preços muito adequado para logo se tornar uma referência no segmento”, antecipa o Country Manager da Bajaj Brasil, Waldyr Ferreira.

O modelo repete praticamente a mesma receita do modelo de maior capacidade cúbica: possui motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 199,5 cm3 de cilindrada, 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), mas se difere da 400 por vir com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção Bosch e ignição com três velas. O motor da Dominar 200 produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,889 kgf.m Nm de torque máximo a 8.000 rpm. 

A motocicleta vem equipada com tanque de 12 litros e câmbio de 6 marchas. Como a 400, ela usa o garfo invertido na suspensão dianteira, de 33 mm. E também abusa da tecnologia com a traseira monoamortecida, igualmente com reservatório de gás destacado do amortecedor. 

Essa receita faz toda a diferença no uso urbano e rodoviário: ela é confortável e ágil para ser conduzida na cidade, com as constantes mudanças de direção, desvios repentinos e solavancos gerados pelo tráfego urbano; bem como é segura para ser conduzida na estrada, onde o sistema monochoque garante melhor performance nas curvas de raio longo.

Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira (pneu 100/80-17) e 230 mm na traseira (130/70-17). O farol dianteiro triangular garante visual das naked´s mais invocadas do mercado mundial e dão uma aparência de modelo premium à Dominar 200. O modelo possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, GlossPewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.

Especificações Técnicas

 Dominar 200
Motor
TipoMonocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido,três velas, FI
Cilindrada199,5 cm3
Potência máxima24,5 cv @ 9.750 rpm
Torque máximo1,889 kgf.m @ 8.000 rpm
Câmbio6 velocidades
Quadro & Suspensão
QuadroPerimetral
Suspensão DianteiraTelescópica, garfo invertido (USD), 33 mm
Suspensão TraseiraMonochoque c/ Nitrox
Freios
DianteiroABS, disco 300 mm
TraseiroDisco 230 mm
Pneus
Dianteiro100/80-17 52P s/ câmera
Traseiro130/70-17 62P s/ câmera
Tanque
Capacidade em litros12
Elétrica
Sistema12V CC
Farol dianteiro12V 55/60W
VelocímetroAnalógico
Indicador de marchaSim
HodômetrosParcial e totalizador
Dimensões
Comprimento (mm)2015
Largura (mm)803,5
Altura (mm)1075
Distância livre do solo (mm)167
Distância entre eixos (mm)1363
Peso em ordem de marcha (kg)157